13/07/2022

Acipi completa 89 anos com foco na inovação e apresenta nova identidade

Em 9 de julho de 1933 nascia a Acipi, uma entidade que após 89 anos de existência continua e intensifica, cada vez mais, o seu trabalho de atuação em prol dos anseios dos setores do comércio, indústria e serviços.

Para celebrar a data foi realizada, na última sexta-feira, dia 8, uma reunião festiva de toda a diretoria, com a presença de autoridades, para relembrar os feitos de, exato, um ano da gestão “Inovar para o futuro”, na presidência do empresário Marcelo Cançado, e lançar a nova identidade visual da entidade.

Estiveram presentes, entre as autoridades, o prefeito Luciano Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, e o diretor do Fórum; o juiz Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luiz Guidotti Júnior.

O presidente citou como feitos importantes neste um ano de gestão, ações como o lançamento da FAC (Faculdade do Comércio Acipi), a ampliação dos convênios educacionais com a entidade, a visita de autoridades – a exemplo do cônsul italiano e o presidente da Câmara portuguesa, que conheceram a Acipi –, eventos realizados, a velocidade das obras do prédio anexo para ampliação da estrutura atual, a implantação de um novo sistema para otimizar os atendimentos etc.

Cançado, que recebeu uma placa em homenagem de seus vices, agradeceu e lembrou que a Acipi é fruto do trabalho de todos. “São 89 anos de história, 365 dias, mais de 8.700 horas de existência, de trabalho realizado. Muitas coisas realizamos neste um ano. É muito gratificante estar aqui e dividir este trabalho com todos, a diretoria, que é totalmente voluntária e se dedica à entidade, além da equipe, que faz acontecer”, afirmou.

O vice-presidente Mauricio Benatto relacionou o amor dos voluntários da Acipi ao sucesso do trabalho desenvolvido. "A Acipi é um solo fértil para plantarmos ideias de inovação e desenvolvimento. Sempre buscando a melhoria contínua, mesmo com grandes desafios, a entidade está presente nos principais assuntos que envolvam o desenvolvimento de Piracicaba e região. Fomos palcos de grandes marcos, como o lançamento da Região Metropolitana de Piracicaba, participamos e realizamos importantes eventos, como os Congressos Empresariais. É a impressionante a paixão que todos os envolvidos têm pela associação e esse amor está impresso em todo o trabalho realizado", disse aos presentes.

Também vice-presidente, Rodrigo Santos, mencionou ser um privilégio participar da diretoria, que “têm conseguimos alinhar a experiência de todos os ex-presidentes”. “Nosso maior desafio é a inovação. As coisas estão acontecendo de modo muito rápido e estamos trabalhando para isso, nosso setor de comunicação tem trabalhado muito para levar todas as informações aos associados, empresários e consumidores. A união de todos os poderes da cidade é muito importante, já que juntos somos mais fortes e precisamos de todos”, disse.

O vice-presidente Jorge Aversa Junior resgatou o DNA da entidade. “Eu quero falar sobre DNA da Acipi. Em 9 de julho de 1933, um ano após a Revolução Constitucionalista, três anos depois da crise do café, que afetou o Brasil de forma muito intensa, empresários piracicabanos se uniram de forma voluntária e fundaram a então Associação Comercial e Agrícola. Este DNA, sempre voltado ao futuro, permaneceu intacto nesses 89 anos e, nessas quase nove décadas de trabalho, a Acipi inova e dá continuidade ao legado de cada gestão. Exemplo disso é que hoje a Acipi tem como objetivo se tornar o maior hub de inovação do interior do Estado de São Paulo”, concluiu.

Luiz Carlos Furtuoso, presidente do Conselho Consultivo, falou sobre o papel social da associação. “A Acipi, por meio de sua representatividade e ações, tem destaque na geração de emprego e renda na cidade. Com certeza esse processo contribui para que a cidade tenha recursos para investir no bem-estar da população.  Todos os diretores e conselheiros que, voluntariamente passaram pela Acipi nesses 89 anos, cumpriram e vêm cumprindo seu papel na sociedade, assim como os colaboradores que, de forma intensa, estão envolvidos e executam todos os projetos propostas.  Para aqueles que têm a ousadia de empreender, a Acipi procura dar todo o apoio e é certo que muitas empresas, de todos os portes, aproveitaram os serviços e benefícios da Acipi no processo de crescimento”, ressaltou.

Representatividade

O prefeito Luciano Almeida, disse estar feliz em compartilhar o aniversário da entidade. “Piracicaba é uma cidade privilegiada, uma cidade espetacular e sempre graças a isso: a união de suas instituições e das pessoas que entendem, que cada um tem de contribuir e entregar um pouco daquilo que recebe e fazer algo em prol dela. É isso que vocês fazem. Somos muito privilegiados nisso: entidades que deixam suas questões ideológicas, políticas de lado, para fazer o trabalho em prol de algo comum”, citou.

Rotta destacou a presença na Acipi “não só com os seus associados, mas na vida da cidade”. “A Acipi vem crescendo a cada ano que passa, inovando e, agora, com este projeto maravilhoso (da obra de ampliação). Continuem sendo parceiros da cidade, que é 13ª cidade do Estado a contribuir com impostos ao governo federal e a 97ª que os recebe de volta, então nós temos que trabalhar muito por nossa querida Piracicaba”, frisou.

O juiz Marcos Douglas ressaltou que as entidades representam “o motor do país”. “A Acipi demonstra isso com 89 anos e uma belíssima história. Espero que continuem prestando este serviço relevante e que continue sendo parceira do poder judiciário de Piracicaba”, afirmou.

Nova identidade

A Acipi passa a usar, a partir do aniversário, uma nova identidade visual, mais moderna e inovadora. Os novos traços do logotipo, mais arredondados e com cores mais vibrantes transmitem fluidez, leveza e movimento, que sintetizam a essência da Acipi, uma Associação que nunca para de trabalhar.

A fonte utilizada, Ubuntu, tem no significado de seu nome o sentido de “humanidade com os outros” e remete a sentimentos como solidariedade, cooperação, respeito, acolhimento e generosidade. “Talvez este seja um dos maiores marcos, uma grande responsabilidade. A intenção é sempre evoluir e por isso passamos a ter uma nova identidade”, explicou Cançado.